• INSTITUTO FLÁVIO LUCE

COMO PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DO LIVRO DE LEMBRANÇAS ODONTOLÓGICAS


APRESENTAÇÃO


O lançamento de UM LIVRO DE LEMBRANÇAS ODONTOLÓGICAS, coloca-se como uma das atividades previstas na Programação de trabalho do Instituto Flávio Luce, integrando um dos seus Sub-programas – o de Atividades Literárias na Odontologia. Tal atividade fundamenta-se em duas premissas:


A primeira, é a de que o exercício da odontologia é em si uma fonte com potencial gerador de temas para quem não ensimesmado, prisioneiro de quatro paredes de um consultório, assume-se como um individuo e profissional de relações, de diálogo, de troca e compartilhamento com seus colegas, com seus paciente e com a comunidade, na busca de, cada vez mais, descobrir e entender o ser real do se fazer de sua profissão.


A segunda é a de que essa postura e esse comportamento não se dão apenas pela fala circunscrita a pequenos ambientes de convívio, ela pode e deve ser objeto de registros por meio da escrita que publicizada, em revistas, e livros e nas redes sociais, amplia os espaços de difusão, de trocas e de dialógo.

ASSIM


a produção desse livro dar-se-á mediante um convite para que C.D., que se dispuserem, relatem, em forma de pequenos contos, episódios de vida ocorridos em relação a sua pratica profissional, em uma reafirmação de que nossa vida profissional é rica em episódios que, em nós, despertam sentimentos fortes, inesquecíveis, de alegria, surpresa, tristeza, admiração, reconhecimento, curiosidade, e uma serie de outros sentimentos, que se reunidos expressam muito de nosso cotidiano, transcendendo nossos atos operatórios, que inegavelmente, são essenciais, mas que marcam uma compreensão incompleta do que pode, na totalidade, ser entendido como nosso fazer profissional.

Desta forma essa apresentação se constitui em um convite para que você, que certamente tem uma história para contar, fale por escrito, escreva, bote no papel e construa um pequeno conto, que publicado, torne-se acessível ao conhecimento de sua categoria.

ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DOS CONTOS

O QUE É UM CONTO:


Somos C. Dentistas, não escritores. Todavia, todos sabemos escrever, talvez não como os escritores profissionais, mas podemos, pelo menos tentar, talvez começando passando para o papel as historias que oralmente, em nossos cotidiano contamos para aqueles com quem convivemos.

Como ajuda aos que se dispuserem a aceitar esse convite sugerimos que acessem na internet, no endereço: https://www.significados.com.br/conto/ - um breve artigo que trata do Significado de Conto: o que é um conto. Nele se explica que:

Conto é um gênero textual marcado pela de narrativa curta, escrita em prosa e de menor complexidade em relação aos romances. A origem dos contos está relacionada à tradição de contar histórias de forma verbal. Quando transcritas, essas mesmas histórias (que geralmente seguem uma trama única) resultam em uma narrativa concisa que pode ser lida em pouquíssimo tempo.”

CARACTERISTICAS DE UM CONTO:

Ainda referenciado nesse artigo e, em função do entendimento que expressa sobre esse gênero literário, em geral os contos apresentam a seguintes características básicas:

1. Enredo único: ao contrário de romances, os contos tendem a focar em um enredo que não se desdobra em tramas menores. Muitas vezes a história gira em torno de uma única situação.

2. Simplicidade: devido ao enredo único, os contos não costumam exigir grandes interpretações por parte do leitor.

3. Curto espaço de tempo: os contos costumam apresentar tramas que não se estendem por longos períodos. É comum, por exemplo, que a história se passe em um só dia.

4.Início próximo ao fim: geralmente os contos não dedicam tempo na introdução do ambiente e dos personagens, por isso, a história se inicia próxima ao clímax e ao desfecho.

5.Poucos personagens: por serem mais objetivos, contos costumam apresentar um número bem reduzido de personagens.

6 .Final súbito: em contos, é normal que o fim aconteça imediatamente depois do clímax. Não há, portanto, uma fase da história em que podemos acompanhar as consequências da resolução do conflito.

7. Objetivo único: por não possuir desdobramentos, o conto busca causar um sentimento único no leitor (alegria, indignação, melancolia, etc) ou, simplesmente, contar uma história.”


ORIENTAÇÕES PARA REDAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES

AUTORIA:

Trabalharemos com contos produzidos por um único autor.

INEDITISMO:

Os contos enviados para publicação poderão ser inéditos ou não. Não sendo inéditos, por terem sido anteriormente divulgados em outra fonte, é necessário que não estejam sujeitos as regras de reserva de publicação e, que não ocorra sua apresentação simultâneamente, em outro veiculo de divulgação.

REDAÇÃO:

· Os conto não poderão exceder à 4 páginas. Podendo ser, portanto, de uma a quatro páginas, a critério do autor.

· O texto deve ser redigido em português, no editor de textos Word, com fonte Arial, tamanho 12, obedecendo espaço 1.5 entre linha e 2 entre parágrafos, em folhas de papel A4.

· As margens das páginas tanto superior como inferior e laterais de esquerda e direita deverão ser de 2,5.

· As paginas devem ser numeradas com algarismos arábicos no ângulo superior direito.

ESTRUTURA DO CABEÇALHO:

Para adequar a estrutura do livro às condições de sua publicação, obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e obtenção do número referente ao sistema internacional padronizado de numeração e identificação de títulos de livros – International Standard Book Number – ISBN será necessário que os autores observem a seguinte estrutura básica de organização de seus textos:

· Titulo completo dado ao conto, redigido em português, em fonte Arial tamanho 12, em caída alta centralizado na página.

· Em novo parágrafo o nome completo do autor, redigido em Arial 12, iniciais maiúsculas, alinhado à direita.

· Em novo parágrafo a citação de sua especialidade profissional


ORIENTAÇÕES PARA ENTREGA DAS CONTRIBUIÇÕES

Solicita-se aos colegas que na entrega de suas contribuições atente para que:

1 - As contribuições deverão ser enviadas, por e-mail, em arquivo, à Comissão Editorial do Instituto Flavio Luce no endereço: contato@institutoflavioluce.odo.br , sendo este o único meio de recebimento das contribuições.

2 - Nesse encaminhamento o autor deverá indicar : seu nome completo, endereço (cidade, rua, número e complemento e CEP), telefone fixo e celular e –email para eventual contato.

3-Recomenda-se que os autores mantenham em seu poder uma cópia de seu conto em arquivo - versão PDF

4 -A DATA MÁXIMA para recebimento das contribuições é o dia 30 de SETEMBRO, até as 24 horas.

ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS


· A Comissão Editorial do IFL, a medida em que for recebendo as contribuições procederá a leitura e análise do material recebido, no sentido de verificar a observância das orientações indicadas.

· Nessa oportunidade, dará um retorno ao colega do recebimento e resultado da leitura, podendo, ainda, apresentar alguma sugestão a título de contribuição ao texto.

· Assegura-se que nenhuma alteração na redação do conto será realizada sem a autorização expressa do autor.

· Na edição do Livro o Instituto Flavio Luce apresentar-se-á como organizador da obra e procederá a citação em uma listagem dos autores que contribuíram com os contos. Dá mesma forma procederá em relação as entidades que associarem-se a atividade contribuindo para sua edição e divulgação.

· Não se indicará exclusividade de direitos, permitindo-se seu uso para efeitos parciais, desde que com a devida citação da fonte.


CONTATOS COM A COMISSÃO EDITORIAL


Na eventualidade de outros esclarecimentos apresentamos formas de contato:

E-mail: contato@institutoflavioluce.odo.br

Fone: 51-99012345

Endereço : Porto Alegre/RS- Rua Borges do Canto nº 58 – CEP 90.630-020

0 visualização

Instituto Flávio Luce

Saiba mais sobre nós. A construção, o funcionamento e as perspectivas que se tem em relação ao Instituto se fundamentam nos seguintes atributos:

Institucional
Comunicação
Instituto Flávio Luce

Referência para contatos:

Programação

Nos acompanhe

© 2018 por Sheep Consultoria