• INSTITUTO FLÁVIO LUCE

EGATESPO - RELATÓRIO DA II REUNIÃO

Atualizado: Jun 5

EGATESPO

ENCONTRO GAÚCHO DE ADMINISTRADORES E TRABALHADORES DE SERVIÇOS PÚBLICOS ODONTOLÓGICOS


RELATÓRIO DA II REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO DO EVENTO




1 - DATA – 21.11.2019

2 - LOCAL – SEDE DA ABO/RS

3 - HORÁRIO - 19 HORAS


4 - PRESENTES –

Fernando Molinos Pires Filho – Instituto Flávio Luce

Joaquim Cerveira – ABO – Dep. Saúde Coletiva - Instituto Flavio Luce

Alui Oliveira Barbisan – Instituto Flávio Luce

Fernando Ritter – Secretaria Municipal de Saúde – Canoas/RS

Maria Rita de Lemos

Arisson Rocha da Rosa


5 – ANTECEDENTES

A iniciativa de chamamento para esta segunda Reunião obedeceu ao acordado na reunião anterior em que identificou-se a necessidade de que se desse a mais ampla divulgação dos assuntos discutidos na primeira reunião com objetivo de ampliar o universo de possíveis colaboradores para levar a frente a realização do Evento.

Neste sentido foram tomadas as seguintes providências:

5.1 - Públicação no Blog do Instituto do Relatório da Reunião;

5.2 - Envio da comunicação dessa disponibilização para colegas de que se dipunha e-mails, assim como para a direção dos cursos de Odontologia do Estado;

5.3 - Criação do Grupo EGATESPO no WhatsApp com base em uma relação de colegas de que se dispunha de endereços. O grupo vem recebendo novas adesões, a medida em que a divulgação do evento se amplia;

5.4 - Identificação de Orgãos e Entidades Públicas para contato com vistas a obtenção de apoios a eventuais colaborações a realização do Evento;

5.5 - Acompanhamento e realização de contatos com os companheiros que inicialmente haviam indicado alguma possibilidade de sediar o evento, no sentido de trazer essas informações e permitir uma análise mais próxima a definição do local de realização dessa atividade

5.6 – Divulgação e convite a realização desta segunda reunião.

Como aconteceu da vez anterior ainda nos ressentimos de um cadastro mais consistente que reduza retornos as mensagens enviadas. Também desta feita a resposta aos convites a quem se conseguiu efetuar o envio, foram todos no sentido de aprovação da iniciativa e disposição de colaboração para sua realização, o que reafirma, ainda que latente, a existência de disposição para participação, daí a necessidade de perseverar nos esforços no sentido de uma melhor e mais consistente articulação desse conjunto de trabalhadores. Registre-se, ainda, que o final de ano acelera compromissos nos locais de trabalho, fato que se traduziu nas inúmeras mensagens de dificuldades de comparecimento, com reafirmação de intenção de colaboração futura.


6 – DESENVOLVIMENTO DA REUNIÃO

A reunião desenvolveu-se com base na análise, discussão e novas formulações dos encaminhamentos registrados no relatório da reunião anterior. Ao inicio fez-se um rápido resgate dos pontos descritos nos itens 5 a 8 do relatório anterior referentes a:


5 - ESCLARECIMENTO INICIAL SOBRE O QUE É E QUAL O CONTEXTO EM QUE SE INSERE O ENCONTRO:

6 - A NATUREZA DO EVENTO

7 - INFORMAÇÃO SOBRE O XXIII ENATESPO

8 - A DIMENSÃO QUE SE PRETENDE DAR AO EVENTO EGATESPO E SUA RELAÇÃO COM O ENATESPO

Caso necessário consultem o Relatório da I Reunião!


Em relação ao ponto 7 se esclareceu que a Coordenação do Instituto mantem-se atualizada em relação aos andamentos de construção do ENATESPO que também realiza esforços para superar as dificuldades e viabilizar sua realização. Neste sentido a par de buscar formas de financiamento e apoio institucionais lançou uma campanha de levantamento de fundos entre os militantes de todo o país. As contribuições a titulo de antecipação parcial da taxa de inscrição podem ser realizadas no endereço eletrônico: https://benfeitoria.com/enatespo2020

Confirma-se, também que a data para realização do Evento em São Paulo é de 24 a 26 de junho de 2020.


7 - REANÁLISE DAS QUESTÕES A SEREM ENFRENTADAS NA PREPARAÇÃO DO EGATESPO


Fez-se, à luz das informações e considerações colhidas no período entre as duas reuniões, a reanalize dos pontos relativos a organização do Evento:


7.1 - QUANDO: ANO - MÊS E DATA DE REALIZAÇÃO


Tendo em vista que o ENATESPO deve ocorrer em junho de 2o20 sugere-se o mês de maio de 2020 para realização do EGATESPO, em uma das seguintes datas:

14-15-16; 21-22-23; 28-29-30 correspondendo a 5ª, 6ª feiras e sábados, respectivamente.


7.2 - ONDE (PORTO ALEGRE x OUTRA CIDADE)


Mantida a perspectiva do critério de preferência por uma cidade configurada como centro formador e levando em conta o que se conhece até o momento em relação a iniciativas de escolha inicialmente pensadas restou a possibilidade do Evento realizar-se em Santa Maria.

Neste sentido inúmeras providencias vem sendo tomadas pelos colegas das três faculdades existentes na cidade para tomar posição em relação a essa possibilidade. Contatos e analises de condições vem sendo estudadas e brevemente os colegas estarão realizando reunião para decidir quanto a sediarem o EGATESPO. A Coordenação tem mantido contato com os os colegas e se fará presente na medida da necessidade dos colegas.

Como o Evento é estadual a par de ter tido uma conversa inicial com o Reitor da UFSM, que mostrou-se bastante motivado para tal ocorrência, organizou-se uma agenda de contatos em Porto Alegre com Instituições de abrangência estadual como a FAMURS, COSEMS, Assembleia Legislativa, Conselho Estadual de Saude , afora a busca de apoio oficial entre as Entidades de Representação da Categoria como o CRO/RS, a SOBRACID, SOBRACON, Sindicato dos Odontologistas, A-CECO , OCERGS entre outras. Também as Faculdades devem ser procuradas até mesmo porque a presença de docentes e acadêmicos, tanto de graduação como de pós é importantíssima, lembrando também que integrantes e alunos da áreas das profissões técnicas e auxiliares é indispensável.


7.3 - TEMA DO EVENTO :


Tendo em vista a motivação que leva a organização do Evento e a intenção de aproximar a organização da resistência não apenas no plano das políticas maiores, voltando um forte olhar para os locais onde efetivamente elas se desenvolvem – os municípios – considerou-se como apropriado o tema central do Evento apontado na I Reunião. tema:

“A conjuntura Nacional e os Desafios à atenção a Saúde Bucal nos Municípios”


7.4 – DURAÇÃO/CRONOGRAMA :

1º DIA (quinta feira)

18 HORAS: RECEPÇÃO

19 HORAS –ABERTURA/com formação de mesa a partir das Entidades apoiadoras do Evento, a definir

20 HORAS – Entendeu-se conveniente substituir a PALESTRA pela realização de um SIMPOSIO DE ABERTURA, tendo como Simposiastas representantes do Ministério da Saúde, do CONASSEMS e do CMS de Santa Maria, sob coordenação de um ativador

2º DIA

MANHA E TARDE -

DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS/ATIVIDADES, COM INICIO 8 HORAS ATÉ AS 12 HORAS, SEGUIDO DE INTERVALO P/ALMOÇO, COM REINICIO DOS TRABALHOS AS 14 E TERMINO AS 19 HORAS

NOITE - 20 HORAS – FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO –

( POR ADESÃO )

3 º DIA –

UM SÓ TURNO DE TRABALHO/ATIVIDADES COM INICIO AS 8 HORAS DA MANHA EXTENDENDO-SE ATÉ 14 HORAS DA TARDE PARA REALIZAÇÃO DA PLENÁRIA FINAL DE ENCERRAMENTO C/ APROVAÇÃO DA CARTA DO EGATESPO ( discutir a possibilidade de apresentação e aprovação de MOÇÕES).


7.5 – FORMA DE ADESÃO:


INSCRIÇÃO MEDIANTE COBRANÇA PARA TODOS MAS DE FORMA DIFERENCIADA POR CATEGORIA:

C. Dentistas e Gestores – R$ 100,00

Técnicos, Auxiliares e estudantes - R$25,oo

Abre-se a possibilidade de adesão antecipada ATÉ 30 DIAS ANTES DA DATA DE INICIO DO EVENTO com 20% de desconto para profissionais e de Redução da taxa de inscrição ao preço de R$ 20,00 para pessoal auxiliar e estudantes de graduação (não envolvidos na Organização)


7. 6 – ATIVIDADES:


Estão previstas as seguintes atividades para posterior organização nos turnos de atividade:

MESA DE ABERTURA

SIMPÓSIO DE ABERTURA

APRESENTAÇÃO DE POSTERS: (digitalizados – restrito a estudantes sob orientação docente)

MESAS TEMÁTICAS

RELATOS LOCAIS EM GRUPOS TEMÁTICOS

DISCUSSÕES COORDENADAS POR TEMAS

PLENÁRIA FINAL PARA:

APRECIAÇÃO/DISCUSSÃO RELATÓRIOS TEMÁTICOS

APROVAÇÃO DA CARTA DO EGATESPO Dependente de decisão (APRECIAÇÃO DE MOÇÕES)

8 – TEMAS:

O conjunto dos temas levantados na I Reunião deverão passar por um processo de reformulação em suas apresentações na perspectiva de provocar, de forma interrogativa, abrangente e efetiva, a discussão e analise critica das questões atuais que deles emergem , na atual conjuntura, mantendo-se a intenção de abordá-los sob a ótica da realidade do municípios.


9 – COMISSÕES DE TRABALHO


Este item, novamente, não se constituiu em objeto de discussão mas permanece registrado neste Relatório como auxilio a consideração das cidades , para ganharem dimensão da tarefa, caso optem por colocar seus nomes a disposição para sediar o Evento.

9. 1 - COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO E APOIO :

Apoios:

Financeiro

Hospedagem

Transporte

Passagem

Auxilio Divulgação

9. .2 – COMISSÃO DE SECRETARIA

Recepção

Pastas e crachas

Certificados

Registro frequência

Serviços de assistência e Orientação

Transporte

9.3 – COMISSÃO DE APOIO OPEREACIONAL

Organização das mesas de trabalho

Abastecimento de água

Cafezinho

Festa de Confraternização

9.4 – COMISSÃO DE INFRA ESTRUTURA

- localização do prédio de abertura

- Localização do local de confraternização

- localização de sala da Secretaria

- Salas de trabalho: posters, reuniões

- Condições de recursos áudio visuais

- Ambiente de cafezinho e água

- Apoio de computador/impressora/som

- Local para disponibilização de materiais de divulgação


10 – ENCERRAMENTO DA REUNIÃO - ENCAMINHAMENTOS


Ao final da reunião acordou-se que:


10.1 - nova reunião deve ser chamada tão logo se tenha a definição do local de realização do Egatespo de forma a organizar o trabalho da apoio que deverá ser emprestado aos colegas que sediarem o evento.


10.2 – A Coordenação organizar-se-á para manter em Porto Alegre os contatos com Colegas que possam contribuir nesse processo de interlocução.


10.3 – O colega Fernando Ritter ficou encarregado de trabalhar a questão da formatação da temática no sentido de melhor adequá-la ao processo de sua abordagem no Evento e será divulgada o quando antes possível.


10.4 – As manifestações de interesse para participação no Grupo EGATESPO devem ser enviadas aprofa. Annie (FEEVALE) fone: 55 519507-1520


10.5 - A Coordenação do Trabalhos coloca-se disponível para comparecer em eventuais reuniões locais de mobilização. Contatos:

fmolinospires@hotmail.com

helenitaely@hotmail.com

joaquimcerveira@terra.com.br

alui.barbisan@gmail.com

8 visualizações

Instituto Flávio Luce

Saiba mais sobre nós. A construção, o funcionamento e as perspectivas que se tem em relação ao Instituto se fundamentam nos seguintes atributos:

Institucional
Comunicação
Instituto Flávio Luce

Referência para contatos:

Programação

Nos acompanhe

© 2018 por Sheep Consultoria