NOSSA HISTÓRIA – QUEM SOMOS - DE ONDE VIEMOS – A QUE NOS PROPOMOS

 

 

            Mais do que um conjunto de identidades pessoais somos um grupo de colegas partícipes, desde longa data, de movimentos que, no processo histórico de configurar nossa profissão, atuaram para o aprimoramento de sua qualificação técnica, expresso no alto padrão alcançado pelo desenvolvimento de nossas especialidades e, de diferentes formas, se ocuparam de pensar formas de organização de nossa profissão de maneira a direcioná-la para o cumprimento do papel que lhe cabe como integrante das políticas de saúde, em uma sociedade em permanente transformação, hoje mergulhada em profunda crise social, econômica, ética e política, que coloca em risco o preceito constitucional que coloca a saúde como direito de cidadania, portando um direito de todos sob responsabilidade do Estado.

 

            Melhor dizendo somos, na verdade, discípulos de colegas, que em décadas passadas, deram parte de seu tempo e grande parte de seus conhecimentos e energia para mostrar, que para nossa profissão ganhar o reconhecimento da sociedade, legitimando-se na delegação que dela recebeu, seria necessário, para além de nosso aprimoramento técnico científico, capacitarmo-nos para o protagonismo político, espaço onde as questões de natureza pública se definem.

 

            Mais do que isso nos ensinaram eles que esse campo das ciências médicas, baseado em princípios científicos para a cura as enfermidades, não poderia prescindir, também, de métodos e diretrizes baseados em processos educativos e preventivos, que hoje, na medida do desejável, ainda são descurados ou relegado a um segundo plano, tanto em nossas formações como em nossas políticas e práticas nos serviços, demandando, em função disso, profissionais com competências gerências e técnicas especializadas em várias áreas do conhecimento humano, incluindo disciplinas como economia, filosofia, administração, planejamento, comunicação, enfim áreas das ciências humanas presentes na realidade da sociedade em que a odontologia se realiza, mas que ainda reluta empregá-las na medida de suas potencialidades para uma necessária intervenção no campo da saúde coletiva.

 

            Assim, com base nessa leitura, por ocasião do 21º Congresso Odontológico Riograndense – CORIG -  entendemos de dialogar, o mais amplamente possível, com entidades de representação da categoria para colocá-las a par da intenção de constituir este espaço de organização e reflexão, ouvido-as em relação a como consideravam essa nossa iniciativa.

 

            Da mesma forma, em uma Carta Aberta distribuída aos participantes desse Evento os consultamos sobre tal intenção. A ampla receptividade dispensada a proposta nos levou a trabalhar para constituir o Instituto que leva como patrono nosso saudoso Professor Flavio Antônio Luce, personagem impar na implantação do processo de fluoretação das águas de abastecimento público no Rio Grande do Sul, e exemplo para todo o país no emprego desse recurso preventivo.

            Com base nisso no dia 28 de junho de 2018 durante o  22º Congresso Odontológico Riograndense, em uma cerimônia especial, anunciamos a constituição do Instituto.

Instituto Flávio Luce

Saiba mais sobre nós. A construção, o funcionamento e as perspectivas que se tem em relação ao Instituto se fundamentam nos seguintes atributos:

Institucional
Programação
Comunicação
Instituto Flávio Luce -

Referência para contatos:

Nos acompanhe

Permanentemente atualizada com:

  • Blog

  • Nossa agenda

  • Notícias

  • Fatos

  • Fotos

  • Comentários

  • Indicação de artigos e livros

  • Anúncio de eventos

© 2018 por Sheep Consultoria