top of page
  • Foto do escritorINSTITUTO FLÁVIO LUCE

LOUVAÇÃO AO SUS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA METÁFORA A COITADA DA GENI

Atualizado: 5 de jun. de 2020


POR FERNANDO MOLINOS PIRES FILHO


UM ESCLARECIMENTO INICIAL

Desde que mergulhamos na pandemia do Covid-19 fui instado por colegas a me manifestar sobre o que vem acontecendo em relação a esse fenômeno sanitário em suas conseqüências.

Com alguma resistência aceitei mesmo com duas preocupações. Uma delas se referia ao fato de se estar em um momento muito inicial onde não se tinha a dimensão do que hoje com um pouco mais de clareza se tem. A segunda, porque não me agradava fazer uma fala pessoal, a partir do entendimento de que uma manifestação sólida e representativa de um olhar profissional só poderia ter expressão pública e útil se decorresse de um debate ou discussão no coletivo que em que milito: o campo da saúde bucal coletiva.

Mas aceitei por quê? Porquê, mesmo levando em conta esses condicionantes pensei que uma manifestação inicial poderia ajudar a abrir uma salutar e necessária discussão desse tipo, o que, lamentavelmente, até hoje não ocorreu.

Mas, como em casa de marimbondo, ainda que não seja usual, se inticam com um deles, leva algum tempo para a colméia se mobilizar em resposta, o que acreditei que poderia acontecer, dado a capacidade reflexiva que caracteriza esse coletivo.

Assim, um pequeno texto deu inicio a essa tarefa e quando me dei conta alguns outros ocorreram até que acordei e hoje a necessidade de me manifestar decorre, tão somente, de um compromisso pessoal que assumi e tenho tentado levar a frente, qual seja a de pelo menos tentar contribuir para estimular a consciência, o compromisso ético social e o protagonismo sócio político de nossa categoria no que respeita a saúde, pensada como direito de cidadania e responsabilidade do Estado e expressa, no seu limite, como qualidade de vida e não apenas de doença, em sua expressão biologicista tradicional.

Isso posto, cabe como esclarecimento inicial referir que este texto se compõem, a par desse esclarecimento inicial, de três partes, que lhes apresentarei, sequencialmente, para facilitar a leitura. São eles: Contextualizando o Tema, Tentando Reagir e O Que Ainda Precisa Ser Melhor Visto. Para prepará-los a leitura, talvez desnessário para os que me acompanham nesse caminho do escrever, alerto que não se trata de um texto acadêmico. Não segue as regras e formalismo empregados na linguagem científica das quais após aposentadoria me libertei, mas é sério.

Assim, desejo a todos uma tranqüila leitura e espero que tenha utilidade para despertar-lhes atenção as questões que nele levanto. NA PROXIMA POSTAGEM LHES APRESENTAREI A PARTE 1- CONTEXTUALIZANDO O TEMA!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page