top of page
  • Foto do escritorINSTITUTO FLÁVIO LUCE

NOTA DE REPÚDIO DA FIO


Federação Interestadual dos Odontologistas – FIO, vem a público manifestar o seu repúdio ao Governo Federal pela falta de compromisso com o SUS, especialmente com a saúde bucal pública.

Desde o início do atual governo a saúde bucal tem sido relegada a segundo plano, tanto que o Brasil Sorridente desapareceu das prioridades das políticas de saúde do Ministério.

Reflexo desse descaso é a maneira como vem sendo tratada a Coordenação Geral de Saúde Bucal, troca-se a coordenação sem a mínima observância dos critérios técnicos para ocupar essa função, tal situação, promove a descontinuidade da política de saúde bucal em curso, o que denota a falta de compromisso político do Governo.

Como se já não bastassem a escassez de recursos financeiros pelo sub-financiamento do SUS e a nefasta Emenda Constitucional 95/2016 que congela os gastos públicos por 20 anos, além das mudanças na forma de repasse dos recursos financeiros determinadas por portarias Ministeriais ( 2436/17-PNAB e 2979/19 - PREVINE BRASIL).

No atual contexto de pandemia, em que quase 50 mil vidas foram ceifadas, a Coordenação Geral de Saúde Bucal é utilizada como moeda de troca política, quando deveria estar sendo reforçada para contribuir no combate a Covid 19. A indiferença e a insensibilidade social parecem ser a mola propulsora do atual governo. A vida, pouco importa, é só um detalhe! Preocupa-se, prioritariamente, com “a vida” da economia!

Tais atitudes, distancia o Estado do seu papel constitucional de promoção a saúde e o bem estar social. Lembramos que o Estado Brasileiro ainda tem um gigantesco passivo na área de saúde bucal junto à população brasileira, principalmente para os 76% da população que depende, exclusivamente, do Sistema Único de Saúde.

Pelo exposto, a Federação Interestadual dos Odontologistas reitera o seu repúdio e se coloca frontalmente contrária a essa prática mudancista desta Coordenação para atender a interesses que não contribuem para o fortalecimento da saúde bucal no SUS. Conclamamos a todos os setores da odontologia brasileira compromissados, com os rumos deste segmento, a se posicionarem diante desse prenúncio de desmonte da Política Nacional de Saúde Bucal no Brasil. Defender a saúde bucal pública e o SUS é defender, também, a Democracia!

4 visualizações0 comentário
bottom of page