• INSTITUTO FLÁVIO LUCE

PREPARANDO O V EGATESPO


Colegas:

Desde o inicio deste mês, a partir da proposta apresentada pelos colegas de Santa Maria, anunciada pelo Jessye pelo whats em nosso grupo EGATESPO, sobre a realização de um evento virtual, demos inicio as conversações sobre sua realização. Em um momento inicial, em que alguns colegas se manifestaram colocando seus posicionamentos , sugestões e dúvidas entendemos de propor um tempo para novas manifestações. Adiante, entendemos conveniente esperar mais contribuições estabelecendo que após isso organizaríamos o material para facilitar nossa decisão quanto a proposta, levando em conta esses comentários. Passado algum tempo, a Coordenação do IFL , como estabelecido, dia 10 de julho, postou esse documento - PREPARANDO O V EGATESPO - SOBRE A PROPOSTA DE UM EVENTO VIRTUAL - para conhecimento no Blog do Instituto ( www.institutoflavioluce.odo.br), anunciando isso no grupo EGATESPO, para conhecimento de todos. Além disso, nessa mesma ocasião no Blog postamos um outro texto PREPARANDO O V EGATESPO - SOBRE A PROPOSTA DE UM EVENTO VIRTUAL, em que tecemos considerações sobre essa questão provocada pela pandemia que nos atinge. Nosso entendimento é que isso poderia ajudar os compnheiros de Santa Maria em sua iniciativa, dando-lhe o contorno que melhor expressa-se o sentido de ajuda a organização do EGATESPO em sua versão presencial , em 2021, em data a ser mais adiante definida, em função da evolução do quadro atual da crise.


Hoje , 23 de julho, entendemos que o tempo de construção participativa se esgotou e que, levando em conta a unanimidade de aprovação da sugestão, precisamos repassar aos companheiros a mensagem de que o possível foi feito para ajudá-los em sua empreitada. Do ponto de vista da Coordenação do Instituto Flavio Luce que se debruçou sobre esse material nos parece conveniente expressar, quanto o:

1 - APOIO A PROPOSTA: Integral apoio a sua organização e realização no que estiver a seu alcance colocando-se disponível para a continuidade de discussões que julgarem necessárias

2 - QUANTO AO ENTENDIMENTO DA NATUREZA DA ATIVIDADE: A entendemos como uma importante atividade preparatória ao V EGATESPO a realizar-se em 2021, que se soma aos esforços de sua prparação e organização.

3 - DATA DA REALIZAÇÃO: Tendo em vista o tempo necessário para consideração das questões levantadas e com a divulgação do evento é importante avaliar com cuidado a data de realização, de forma a trabalhar sua divulgação para o final de agosto ou inicio de setembro.

4- HORÁRIO DE REALIZAÇÃO: para viabilizar a participação dos interessados o evento realizar-se-ia em horário da noite ou final da tarde após o expediente normal de trabalho, já que preferentemente precisamos dialogar com os trabalhadores dos serviços, que teriam mais dificuldades de acompanhamento em seus horários de trabalho.

5 – QUANTO A TEMATICA A SER TRABALHADA: A ausência de comentários indica a apropriação da mesma, registrando-se duas considerações . Uma refere-se a inclusão no tema “processo de trabalho” alguma referência a situação pós-pandemia. Outra a necessidade de em algum lugar da programação se viabilizar a fala representação da atual gestão da COSAB/MS.

6 - SOBRE A FORMA DE DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: Tres sugestões foram apresentadas, a saber:

- Constituir uma grande sala unindo o grupo com o microfone mais aberto aos participantes

Considerando que todos nós estamos, a medida de nossos experienciais, tendo um aprendizado sobre essas metodologias de trabalho, a seleção da melhor forma deveria levar em conta preferencialmente o publico a que estamos nos dirigindo e ao mesmo tempo se a atividade penderá mais para um caráter informativo do que para um que privilegia o debate e a discusão.

- Na Abertura em invés de uma palestra realizar-se um painel onde expositores teriam de 10 a 15 minutos para suas manifestações.

A vantagem do painel é a de que expressaria três opiniões sobre o tema a ser escolhido, exigindo mais objetividade dos expositores, que poderiam receber demandas para abordarem aspectos diferentes dessa temática. Nos parece ser mais rica.

- Incluir um “momento Gaucho”com nomes da cultura da terra que desenvolveriam temas pertinente ao campo da saúde bucal.

Nos pareceu interessante, por justiça e deferência a “prata da casa”, o que rompe um pouco da dependência ao centralismo que ainda é presente na cultura nacional. Talvez, fosse o caso de uma seleção mais equilibrada, na medida em que devemos , também , ter respeito pelo quadro de colegas fora do nosso Estado e muitos deles reconhecido nacionalmente.

7 - OUTRAS DUVIDAS EXPRESSAS:

Sobre essas questões foram levantadas as seguinte questões:

- sobre o processo de inscrição. Haveria inscrição? Número de participantes, distribuição entre as categorias de participantes?

Pensamos que isso além de conveniente estimularia a participação dos diferentes segmentos que atuam na área

- Como é mesmo a forma de trabalho dos grupos? Como funcionam?

Essa dúvida diz respeito em primeiro lugar a estrutura toda a ser dada ao Evento. Não seria o caso de uma sessão de perguntas?

- Como chamar e envolver dentistas da ponta?

A questão está associada a inscrição por categoria. Definido esse aspecto poder-se-ia pensar melhor sobre a forma de intervir nesse segmento

8 – BUSCA DE ARTICULAÇÃO

- Ampliar os esforços de articulação com entidades de representação da Odontologia , de controle social, com instituições de ensino, assim como de outros movimentos sociais, em particular com coletivos da área de saúde local, como o GTSBC da ABRASCO que se coloca disponível para trabalho de cooperação e apoio a iniciativa, como coparticipantes de sua realização.

9 – SOBRE A PALESTRA DE ENCERRAMENTO – Pensamos que após duas sessões de atividade uma palestra de encerramento poderia ceder espaço para um breve chamamento a continuidade da mobilização, realizada por quem coordenará de forma geral a atividade, chamando a categoria ao protagonismo necessário a construção da realidade que desejamos

0 visualização

Instituto Flávio Luce

Saiba mais sobre nós. A construção, o funcionamento e as perspectivas que se tem em relação ao Instituto se fundamentam nos seguintes atributos:

Institucional
Comunicação
Instituto Flávio Luce

Referência para contatos:

Programação

Nos acompanhe

© 2018 por Sheep Consultoria