• INSTITUTO FLÁVIO LUCE

SOBRE A DATA DO V EGATESPO


APONTANDO DESAFIOS 3


CONSTRUIR CLAREZA QUANTO DATA DE REALIZAÇÃO DO V EGATESPO


COMUNICADO DA COORDENAÇÃO DO INSTITUTO

Colegas: Ainda mais em tempos de pandemia, construções coletivas, pela impossibilidade de reuniões presencias, sempre dão margem a dúvidas. No caso da realização do V EGATESPO isso pode estar acontecendo, daí a razão desse terceiro desafio, que virou um pequeno texto que resgata a história de nosso Evento, nesse particular aspecto. Para facilidade o apresentamos em alguns tópicos, certamente conhecidos para todos que vem acompanhando nosso processo de construção, mas que pode ser útil como registro histórico do EVENTO e de utilidade daqueles que agora estão aproximando-se dele.


1 - SOBRE O V EGATESPO

A iniciativa de realização desse Evento partiu do Instituto Flávio Luce em cumprimento a sua Programação de Trabalho, anunciada em 2019 e, que se desenvolve em colaboração com o Departamento de Saúde Coletiva da ABO/RS.

Com tal propósito a Coordenação do Instituto, em contatos pessoais, passou a convidar entidades, serviços e profissionais do campo da saúde bucal coletiva a se somarem ao trabalho de sua organização e realização.

A iniciativa teve uma boa acolhida o que permitiu organizar uma listagem de e-mails dos que se mostraram disponíveis, dando-se de imediato as interlocuções iniciais e o estabelecimento de uma primeira reunião de trabalho em Porto Alegre, ocorrida em 17.10.2019, oportunidade em que a Coordenação do Instituto expôs uma proposta de organização que serviu de roteiro para discussão com vistas ao desenho preliminar de organização de uma proposta para o desenvolvimento do Encontro.

A partir dessa providencia realizaram-se mais duas reuniões presenciais de trabalho. Outra em Porto Alegre em 21.11.2019 e a terceira em Santa Maria, em 17.12.2019 cujos colegas se disponibilizaram a sediar o Evento. Os relatórios dessas reuniões foram postados em Blog no site do Instituto – www.institutoflavioluce.org.br.


Após a primeira dessa reuniões, em 13.11.2019, para facilitar a comunicação entre os colegas que se aproximaram da iniciativa de realização do Evento, criou-se um grupo no WHATSAPP e, finalmente, em 26 de março de 2020 constituimos um grupo no facebook o GRUPO EGATESPO.


Quem estiver interessado em participar desses instrumentos de interlocução por favor faça contato conosco para que possamos fazer a inclusão.

2 - SOBRE O O GRUPO EGATESPO NO FACEBOOK


Esse grupo foi constituido com vistas a fornecer esclarecimentos e tornar ainda mais participativa a organização do V EGATESPO - Encontro Gaucho de Administradores e Trabalhadores de Serviços Públicos Odontológicos. Hoje, 19 de junho 2020, desse grupo participam 50 colegas que atenderam a convite para dele participar a medida de suas possibilidades.

Nesse Grupo para alcançar os objetivos propostos de informar os Colegas sobre o que até o momento conseguimos propor para e sobre sua organização criamos, nesse Grupo, um esquema de postagens que denominamos de RESPONDENDO A PERGUNTAS. Foram nada menos que 23 postagens, cada uma delas explicitando aspectos específicos referentes ao Evento e sua forma de desenvolvimento, pensadas até o momento. Concluindo essa serie de resposta a perguntas, em nova etapa, criamos um outro tipo de postagem que denominamos de APONTANDO DESAFIOS. Esta destinada a abrir discussão sobre questões que ainda se colocam como necessárias de serem enfrentadas na continuidade de organização do Evento. Desafios que emergem de toda essa experiência que vimos desenvolvendo no sentido de organizar e realizar o Evento que descrevemos e do momento de pandemia, que acabou por impor dificuldades o desenvolvimento do trabalho que vínhamos realizando.

Em relação a isso já apresentamos duas postagens: A primeira refere-se a necessidade de AMPLIAR AINDA MAIS ESTE GRUPO a segunda diz respeito a necessidade de tornar esse grupo dialógico, sob o título de DIALOGAR, É PRECISO. Nesse sentido estmos providenciando a abertura nesse grupo de uma SALA DE CONVERSAS que vai permitir uma maior interlocução entre os seus participantes.

Assim quem estiver interessado em participar desses instrumentos de interlocução por favor façam contato conosco para que possamos fazer a inclusão.

Neste momento, quando nos preparávamos para fazer a apresentação de um terceiro desafio que se impõe a colegas desse grupo de apoio julgamos conveniente postergá-la em função de uma outra questão levantada em nosso Grupo EGATESPO DO WHATSSP. Diz respeito a data da realização do V EGATESPO, de que no ocuparemos na sequência.


3 – SOBRE A DATA DE REALIZAÇÃO DO V EGATESPO

Essa é uma questão que já vimos considerando em várias oportunidades, a saber:

3.1 - - Nos Relatório das três reuniões organizativas, nas datas já referidas,

3.2 - - em postagem publicada no Grupo Egatespo 05.04.2020, em que se respondeu a pergunta A DATA DE REALIZAÇÃO JÁ ESTÁ DEFINIDA?

3.3- Em dois textos publicados no Blog do IFL em que sob vários ângulos esse tema foi discutido:

NOTICIAS SOBRE O EGATESPO publicado em 21.03.2020

A REALIZAÇÃO DO ENATESPO publicado em 24.03.2020

Da leitura desse conjunto de material destacam-se três entendimentos principais quanto a questão:

Primeiro: Apesar de todo o trabalho que desenvolvemos, em função da impossibilidade decorrente da necessidade de respeitar o isolamento social decorrente da pandemia do Covid-19, ainda não ocorreu a Reunião de decisão final sobre o Projeto do V EGATESPO, ainda que tenhamos avançado significativamente nisso. Em assim sendo tudo ficou suspenso de definição, incluindo evidentemente a data de sua realização.

Segundo: Até este momento, a situação da pandemia, com sua evolução em franco desenvolvimento, impediu a marcação de uma data definitiva para a realização do Evento. Tudo que se havia levantado como possibilidade virou impossibilidade, condicionando a definição de sua realização ao acompanhamento da evolução dessa crise sanitária.

Terceiro: Sempre dissemos que o momento de realização do V EGATESPO seria balizada e definida para antes da realização do ENATESPO, uma vez que o objetivo da realização do nosso Evento seria também uma forma de preparação para participar com mais consistência do Evento nacional, permitindo que a ele levássemos contribuições, posições, entendimentos e sugestões.

Nessa condição entendeu-se oportuno e, na medida do possível, dar continuidade ao processo de discussão com vistas a futura realização do Evento, entendido isso como uma forma de manter acessa a chama da necessidade de sua realização, trabalhar sua divulgação, informar colegas sobre o estágio de organização que havia se atingido até o inicio da crise e avançar nesse processo, naquilo que fosse possível, sem que isso viesse a representar inobservância as recomendações de proteção, prevenção e combate a evolução do fenômeno em suas conseqüências para a vida.

4 – SOBRE A REALIZAÇÃO DO XXIII ENATESPO


Quando levantamos a necessidade de realização do V EGATESPO, ainda, pelo menos por aqui, não se falava do ENATESPO, o que só passamos a ter noticias por consulta telefônica e posteriormente por e-mail da Presidente da ABRASBUCO que nos consultava sobre tal intenção, assim como vinha fazendo com vários colegas de outros Estados.


Desde sempre a intenção nessas conversações iniciais era realizar o Evento nacional ainda em 2020.


Mas como sabemos, pelo mesmo motivo da a data inicialmente pensada para realização do ENATESPO virou manifestações de toda ordem e acabou tendo de ser adiada, por algumas vezes e hoje foi definitivamente remitida sua realização para 2021, em data a ser definitivamente fixada, em função da evolução da crise. Em 17 de junho no Grupo ENATESPO do whatss assim se manifestou a presidente da ABRASBUCO:


“ Prezados (as) colegas: Como já era esperado, infelizmente teremos que adiar o ENATESPO 2020 para 2021.”


Em adendo, nessa mesma data postou ainda:

“ Com relação ao ENATESPO 2020, o momento de grave emergência de saúde exige o adiamento. Voces se dispuseram generosamente a participar desse grupo e construir o Evento, portanto coloco aqui a proposta de realizarmos um evento menor virtual, se possível em agosto de 2020. Um dia com 4 messas e outro dia com apresentação de tbalhos e encerramento. Esse encontro terá inscrições cujo valor será de R$ 20,00. Aqueles que ontribuiram como benfeitores ou se associaram `a ABRASBUCO TÊM INSCRIÇÃO GARANTIDA, TANTO NO EVENTO VIRTUALQUANTO NO PRECENCIAL, CONFORME JÁ ESTABELECIDO. Esse Evento virtual seria um “esquenta” para o encontro de 2021.”.


Alem disso a mensagem faz referencia a transferência da lista da ABRASBUCO no Yahoo groups para o Google e a criação no Grupo Telegram um canal para discussão sobre a Entidade e a saúde bucal coletiva. Os interessados devem enviar email para abrasbuco@abrasbuco.org ou entrar por meio do link https://t.me/joinchat/QQvxOBunVLjTiYWVpyWA.

5 – COMUNICADO PÚBLICO SOBRE A TRANSFERÊNCIA DO EGATESPO


Isto posto como esclarecimento ao desenrolar da organização do nosso EGATESPO é posição da Coordenação do Instituto Flávio Luce que alimentar a continuidade das discussões que vem ocorrendo para marcação de nova data para o evento é desgastante e nos tira do foco de ocupação na sua preparação.

Além disso, deve se ter em conta, também, que a evolução da crise pode nos levar a necessidade futura de novas mudanças de datas, e nos envolver, novamente, nesse tipo de ocupação decisória, que tende a se repetir.

Dessa forma, baseado nessa imprevisibilidade de evolução do cenário de crise, o meio mais seguro para evitar essas questões é, baseado nessa incerteza, fazer esta comunicação pública, de que:

O EGATESPO SERÁ REALIZADO SOMENTE EM 2021, EM DATA A SER FIXADA EM OPORTUNIDADE QUE SE TIVER UMA ANÁLISE MAIS FUNDAMENTADA DA EVOLUÇÃO E CONSEQÜÊNCIAS DA CRISE.

Isso permitirá que os nossos possíveis colaboradores estejam em condições de reavaliar suas condições de apoio e nossos colaboradores e conferencistas, ajustarem suas agendas sem que precisem, como agora, a cada alteração de datas ter de tentar adequá-las as nossas demandas, a medida em que forem se tornando necessárias.

De outra parte fica claro que nesse ínterim, por todos o meios possíveis, respeitando o princípio de defesa da vida em combate a pandemia, continuaremos ENFRENTANDO DESAFIOS em nosso TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO DO V EGATESPO, até mesmo porque a conjuntura de crise política e ecônomica que se instala a cada dia com maior gravidade no país, exigirá de todos nós, como cidadãos trabalhadores sócias da saúde, o protagonismo em defesa da democracia e da justiça social.

.

Instituto Flávio Luce

Saiba mais sobre nós. A construção, o funcionamento e as perspectivas que se tem em relação ao Instituto se fundamentam nos seguintes atributos:

Institucional
Comunicação
Instituto Flávio Luce

Referência para contatos:

Programação

Nos acompanhe

© 2018 por Sheep Consultoria