top of page
  • Foto do escritorINSTITUTO FLÁVIO LUCE

TENTANDO MELHORAR NOSSA COMUNICAÇÃO


Há algum tempo publicamos uma noticia dando conta de que trabalhávamos no sentido de buscar ajustar nosso SITE de forma a melhorar nossa interlocução com todos aqueles que por diferentes formas tem procurado estabelecer contato com o Instituto Flávio Luce.

Para dar conta de tal propósito baseamo-nos no entendimento de que os sites são recursos mais estático de comunicação, na medida em que se voltam, para apresentar as organizações de forma a se darem a conhecer àqueles que procuram saber a respeito do que são, de que se ocupam, o que pretendem, o que oferecem e como atuam, entre outra informações básicas. Nessa medida, prescindem em busca de seus propósitos do complemento e de emprego de outras ferramentas de mídia que lhes dêem mais agilidade de comunicação na dinâmica de seu funcionamento

Em nosso caso, caminhamos, no ritmo do possível, seguir essa estratégia e, inicialmente, criamos um SITE para apresentar o Instituto, localizando na rede de internete no endereço: www.institutoflavioluce.org.br. Nele, caracterizamos a origem do Instituto, o que é, quem somos nós que tentamos criar essa ferramenta de organização, quais nossos desafios, nossa missão, nossa visão, nossos valores, nossa forma de construção e quem é nosso patrono. Com esse intuito apresentamos na pagina inicial do SITE um resumo do seu Manifesto de lançamento e em sua barra de ferramentas a indicação de como seria possível acessar essas informações INSTITUICIONAIS e outras referentes a sua PROGRAMAÇÃO (Nossos propósitos e Nossas ações) e seus mecanismos de COMUNICAÇÃO (Coordenação Executiva, Fale conosco e Links de Interesse). Ainda na página inicial oferecemos dados referentes a nossa localização e meios de contato.

Todavia, a medida em que buscamos nos construir como uma ferramenta de formação técnico/política no campo da saúde bucal coletiva, respeitado as características de sua natureza não institucional mas de um espaço aberto, autônomo, participativo e democrático de organização e ao procuramos dar conta das primeiras iniciativas necessárias ao cumprimento do papel a que nos propomos, esbarramos nas dificuldades de comunicação e, de imediato na necessidade de implementar formas de superação desses impedimentos.

Nesse sentido, por meio de e-mails e contatos pessoais passamos a divulgar nossa existência, expor nossa programação de trabalho e estabelecer relações de cooperação para sua execução. Com esse propósito, temos tentado, por diferentes formas, contatar com os profissionais da Odontologia que atuam no campo da saúde bucal coletiva, assim como com as instituições de prestação de serviço, de formação profissional e de representação da categoria. Um trabalho lento e difícil na medida da fragmentada articulação existente entre esses sujeitos que protagonizam o pensar e fazer profissional, mesmo em suas relações com as entidades de representação dos movimento sócias, na sociedade. Nessa direção temos construído grupos ESPECÍFICOS de trabalho para conversação e discussão, por meio eletrônico, das diferentes atividades que compõem nossa programação de trabalho, como, por exemplo, as relativas ao desenvolvimento da organização do EGATESPO e a sua divulgação.

Mesmo entendendo que o próprio fazer constitui-se em forma de construir relações, ampliando oportunidades de contatos e mobilização, como a que se firmou com a Associação Brasileira de Odontologia, por meio da reconstituição de seu Departamento de Saúde Coletiva, os avanços tem se dado com muito esforço, aumentando a pressão para eficientizar nosso processo de divulgação e comunicação, também como exemplo, a realização das Quintas Temáticas em cooperação com esse departamento da ABO/RS, em que assuntos relativos ao campo da saúde pública são postos a discussão e a debates.

Nesse sentido ainda tomando como referência o nosso SITE entendemos oportuno nele acoplar um BLOG que em dado momento colocamos em ação. Nele procuramos postar, ainda que de forma pouco organizada, textos e informações de interesse de nosso campo de trabalho. Ainda que isso tenha significado uma tentativa de melhora em nosso processo de divulgação/comunicação com nossos colegas de trabalho, sentimos a necessidade de facilitar a identificação desses tipos de postagens, facilitando o acesso as matérias de interesse dos que nele buscam diferentes informações.

Desta forma na barra de ferramentas do SITE demos destaque ao BLOG de forma que ao acessá-lo será possível identificar em suas postagens as categorias a que se referem, tais como: Nossa agenda, Notícias, Fotos, Comentários, Indicação de artigos e livros, Anúncio de eventos, Textos e Artigos,Manifesto Entidades, Aviso/Coordenação. Ao conectarem-se com o Site vão ao Blog e procurem o tipo de informação em que estejam interessados.

Cremos desta forma estarmos dando um passo importante para eficientizar e incrementar nosso processo de divulgação e comunicação.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page