top of page
  • INSTITUTO FLÁVIO LUCE

NÃO AO GENOCIDIO DO POVO YANOMANI

O ENTENDIMENTO E O POSICIONAMENTO DO INSTITUTO FLÁVIO LUCE



Há momentos, da vida das sociedades, em que nem por alienação e descompromisso político, voltados para amordaçar a justiça e a construção de valores humanitários, o silêncio consegue esconder.

Ao contrário de desculpas para os que assim se portam, ignorando a necessidade de participação efetiva e não apenas de discurso nessa construção coletiva, há momentos conjunturais em que fatos colocam em risco à vida de todos e não podem ser, simplesmente, observados como se isso fosse um filme – mesmo que de terror – ou, simplesmente ignorados em suas ocorrências, por mais que a imprensa fartamente deles se ocupem, tornando impossível, que simplesmente se alegue o seu desconhecimento.

O caso do genocídio do povo indígena yanomani em nosso país é mais um exemplo disso, em que o silêncio acaba se constituindo em um caso de cumplicidade com aqueles que o provocam, praticam e deveriam impedir que esse crime de lesa humanidade continuasse e continue ocorrendo, ceifando vidas.

É o que estamos assistindo na vida real em nosso país.

Mas, para além de suspiros de admiração e atitudes de indignação ou desaprovação individuais e isoladas, expressas no conforto e na intimidade de nossos lares, impoe-se no país a imperiosa ação coletiva de protagonismo expressa por todas aquelas entidades que compõem as diferentes facetas e formas de nossa organização social.

Diria mais, sobretudo àquelas entidades que representam profissionais de saúde e que, com frequência, divulgam notas de compromisso com a defesa da vida das pessoas.

Nessa circunstância seria desejável que elas em função dessa natureza tomassem a iniciativa de construção de um amplo movimento nacional cívico e efetivamente humanitário, para exigir e implementar medidas de condenação aos responsáveis por essa tragédia e a efetiva instalação de políticas e medidas voltadas e de controle para a real existência dos povos indígenas, tratando-os como cidadãos integrantes de nossa sociedade.

Esta é a forma como pensa e se posiciona o Instituto Flavio Luce, um coletivo de representação dos profissionais da Odontologia que tenta buscar a articulação e a ações de protagonismo coletivo desses agentes de saúde.

Fica aqui, pois, no limite de nossas possibilidades, nossa forma de expressar posicionamento e disposição de contribuir para essa construção.

No aguardo por manifestações!

0 visualização0 comentário
bottom of page